Pesquise Aqui

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Manifestações Folclóricas


C
erta vez, pensando na magia e na importância das manifestações folclóricas, eis que veio em mente o seguinte raciocínio: somos criaturas capazes de criar e recriar coisas para preencher e satisfazer nossos anseios, nossas necessidades cotidianas, para tornar nossas vidas mais felizes, belas e fáceis! Belas quando se trata de criações tradicionais que mostram verdadeiramente até onde vai nosso pensamento... Criações, que dentre as várias do homem, talvez seja a mais perfeita, a mais exuberante: as criações folclóricas!
Os nossos antepassados, a medida dos tempos, para nós formularam e assim nos deixaram verdadeiras minas, cujo valor não se avalia matematicamente: as manifestações folclóricas. Que nos fazem reviver; voltar ao passado; modificar o presente, já que o folclore acompanha lado a lado as gerações e, dependo de vários aspectos podem mudá-la ou não!
Escrevo, apenas para dizer-lhes que pensem como é bom viver em meio a essas divinas artes, deixá-las fazerem parte de si mesmos. Viver o folclore, resgatá-lo, engrandecê-lo e estimular as pessoas a lhe darem mais valor, pois é uma riqueza tanto quanto natural, porém que carrega, na maioria das vezes, representações de lutas, de sofrimentos, entretanto, o mais importante é que carrega alegria e dá felicidade.
Pense também nos lugares que não têm riquezas tão belas como as nossas, uma vez que o terrorismo assola, não permitindo o engrandecimento cultural em meio ao povo que não consegue oferecer praticamente nada de bom e exclusivo aos seus sucessores.
Dê mais valor ainda quando lembrar o tempo que cada personagem folclórico levou para ser incorporado pelo povo e quantas transformações sofreram, o quanto influenciam em cada região específica, pois cada região adquire os personagens folclóricos da forma que lhe cabe, segundo condições sociais e religiosas, por exemplo, além das influências sócio-históricas, políticas etc.!
Não seríamos os mesmos sem o folclore, sem nossa cultura que tanto nos engrandece, estaríamos vivendo apenas para cumprir o tempo que nos foi dado, buscaríamos um horizonte sem termos bases tradicionais de maneira que a qualquer momento poderíamos desmoronar...
Estimule a prática do folclore cada vez mais para que ele não morra e assim viva permanentemente, por ser um bem interessante e cativante, além de proporcionador de momentos bons! O futuro ainda está vazio esperando algo que lhe preencha, só depende de nós que ele seja preenchido por uma das riquezas mais sadias: o Folclore!
JaloNunes.

2 comentários:

  1. Pois melhor seria as tradições que muitas coisas que invadem nossos lares,
    sem o mínimo de decoro.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Simone, por comentar mais vez...fico feliz que tenha opinado tão bem!
      Abraço.

      Eliminar